fbpx

Alongamento: Pontos importantes!!!

Alguns artigos estão questionando os benefícios do alongamento, será que o alongamento é maléfico para o corpo?

Não. Alongamentos intermitentes, feitos de maneira frequente dentro da amplitude disponível no momento, ajudarão (muito gradualmente) em um remodelamento em nível celular, para torná-lo mais móvel e principalmente equilibrado.
Lembre-se: Um corpo em equilíbrio consegue distribuir a sobrecarga para diversas regiões, ou seja, consegue dissipar as forças aplicadas sobre ele para todo o corpo sem sobrecarregar nenhuma região. O equilíbrio muscular é um ponto chave no trabalho de prevenção de lesão.
Pontos que precisamos considerar no trabalho de alongamento.
• Esqueça o ditado “sem-dor-sem-ganho”, pense que o alongamento não é em excesso, e nem muito pouco, mas na quantidade certa para nos mantermos saudáveis e móveis.
• Descubra o motivo: Não basta só avaliar o encurtamento é necessário saber o real motivo, o porquê desse tecido estar rígido e/ou encurtado. Nosso sistema nervoso está no comando. Uma mobilidade que não está acessível pode ser uma tentativa de criar estabilidade no sistema que não está equilibrado e/ou está com compensações. Forçar contra essas restrições só estará estressando ainda mais o sistema.
• Parar de ter a pretensão de colocar o movimento em uma caixa de: “exercícios” e “não-exercícios”, quando na realidade, estamos nos movimentando o tempo todo. Movimento e NÃO o EXERCÍCIO é o que determina nossa forma e mobilidade.
• Parar de alongar até a capacidade máxima, ao invés disso, fazer intervalos de alongamentos intermitentes mais suaves.
• Desistir da ideia de que se alongar demais é melhor. Um comprimento muscular funcional é melhor; hipermobilidade é problema. Lembrar que existem limites fisiológicos para a articulação.

Em resumo todas as técnicas de afogamento devem partir do princípio que o importante não é a técnica em si, mas o equilíbrio do corpo, lembrando que estamos falando de indivíduos não atletas, para atletas as regras são outras.
Grande abraço.
Texto adaptado:
Alongamentos Não Funcionam (Da maneira que você Pensa) Brooke Thomas
http://www.fortius.com.br/alongamentos-nao-funcionam/

Tem alguma dúvida?

Fale com
a Dofit

Dúvidas? Pode enviar sua mensagem e nossa equipe responderá por e-mail ou Whatsapp.

© DoFit. 2022 - Todos os direitos reservados
Criado por deu lucro