fbpx

Crianças obesas e os hormônios do stress

As crianças obesas atualmente não estão apenas carregando um peso extra. De acordo com as pesquisas da clinica medica Erasmus, do Hospital de crianças em Rotterdam, os Holandeses, eles estão também carregando altos níveis do hormônio do stress, o Cortisol.
O estudo observou 20 crianças obesas e 20 crianças com o peso considerado normal entre 8-12 anos. Para determinar os níveis de cortisol os pesquisadores coletaram amostras do couro cabeludo de cada avaliado. Os dados mostraram que crianças obesas tiveram níveis maiores de cortisol no couro cabeludo em relação às crianças com o peso normal.
Uma alta concentração de cortisol no cabelo representa uma exposição prolongada ao cortisol, e as crianças obesas apresentaram essa alta concentração enquanto as crianças com peso normal não disseram os pesquisadores. Isto sugere uma ativação de longo prazo das glândulas hipotálamo, pituitária e adrenal nas crianças obesas e pode apresentar uma nova maneira para o tratamento da obesidade nas crianças.
De acordo com a informação do site do The Mayo Clinic, uma elevação dos níveis de stress por um longo tempo pode aumentar os riscos de ansiedade, depressão, doenças cardíacas, problemas com o sono dentre outros…

Fonte: Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism (2013; dói: 10.1210/jc.2013-2924)

Tem alguma dúvida?

Fale com
a Dofit

Dúvidas? Pode enviar sua mensagem e nossa equipe responderá por e-mail ou Whatsapp.

© DoFit. 2022 - Todos os direitos reservados
Criado por deu lucro