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DICAS PARA TRABALHAR COM CUIDADORES MAIS VELHOS

Flexibilidade e compreensão são as palavras de ordem para profissionais de fitness.
Adultos com mais de 50 anos que estão cuidando de pais idosos não são como os outros clientes de fitness de idade similar.
Para começar, os cuidadores tendem a ser menos saudáveis. Um estudo realizado pela companhia de seguros MetLife observou que “filhos adultos de 50 anos ou mais que trabalham e prestam assistência a um pai/mãe são mais propensos a ter uma saúde regular ou ruim do que aqueles que não cuidam diretamente de seus pais” (MetLife 2011). Outro estudo mostrou que 17% dos cuidadores sentiu que sua saúde tinha piorado como resultado da responsabilidade como cuidador (Feinberg et al. 2011).
O estudo da MetLife estima que 10 milhões de adultos com mais de 50 anos de idade está cuidando de seus pais. Eles estão cuidando de atividades “instrumentais”, tais como compras de supermercado, transporte e finanças, e eles estão ajudando com as atividades básicas da vida diária, como se vestir, tomar banho e alimentação. Quando todo o apoio adicional (trabalhos domésticos, papelada, recados) é contabilizado, os “custos de oportunidade” podem ser exorbitantes, particularmente calculadas as perdas de tempo pessoal dos cuidadores.
Tudo isso expõe os cuidadores adultos a uma piora geral na saúde, a doenças crônicas e a depressão, informou o estudo da MetLife. Profissionais fitness que entendem as necessidades únicas dos clientes mais velhos que são cuidadores fornecerão serviços melhores e mais adequados e direcionados.
Necessidades Físicas dos Cuidadores Mais Velhos
John Poole, 54 anos, de Stratford, Connecticut, ilustra o que está acontecendo com as pessoas de sua idade. Antes de se tornar plenamente envolvido no cuidado em tempo integral de sua mãe de 97 anos, Poole estava em boa forma e atlético, com um programa regular de exercícios que incluía remo, corrida e esqui. Apesar de ter desistido dessas atividades, devido às suas responsabilidades como cuidador, ele ainda precisa se manter saudável e se manter forte o suficiente para realizar algumas de suas tarefas como cuidador. Poole indicou três de suas tarefas que requerem forças específicas:
• Completar transferências pivotantes. Estas transferências envolvem mover uma pessoa “de uma superfície horizontal para outro, por exemplo, da cadeira elevatória da escada ou da cadeira de rodas para assento do carro ou para a cama para ou para o vaso sanitário, ou da cadeira de rodas para o banco do chuveiro”, explica ele. “Estes [movimentos] requerem um bom controle da parte superior do corpo e força lombar. Eu devo ter controle durante todo o tempo para que a transferência corra bem e minha mãe caia sobre a superfície na última fase da transferência devido à falta de força ou técnica inadequada. Eu sei que a técnica é importante, mas você ainda precisa de força para manter o controle.” Poole também precisa de força nas pernas para que ele possa assumir o peso total do corpo de sua mãe durante as transferências, pois ela é incapaz de ajudar.
• Empurrar a cadeira de rodas em rampas. “Rampas para cadeiras de rodas podem ser bem íngremes, especialmente as portáteis. A chave é manter o controle e não perder força antes que você termine. Ao contrário das transferências, empurrar uma cadeira de rodas em uma rampa também pode exigir um pouco de força bruta e resistência “.
• Transportar e armazenar acessórios. Poole menciona que os cuidadores também precisam lidar com todo o equipamento de seus encargos, tais como cadeiras de rodas, andadores e rampas portáteis. “Você geralmente precisa ser forte o suficiente para levantar uma cadeira de rodas até a altura da cintura, às vezes mais, e colocá-la no porta-malas ou na área de assento de um carro. Então você tem que tirá-la de novo, sem lesionar suas costas. ”
Efeitos Crônicos de Dor e Stress
Os cuidadores são mais suscetíveis à dor devido ao estresse crônico, diz psicólogo da Universidade de Stanford, Kelly McGonigal, PhD, em seu artigo sobre dor nas costas de cuidadores no Next Avenue, um site para americanos com mais de 50 anos de idade. “O estresse que os cuidadores passam ativa o sistema nervoso, levando os sinais de dor ao cérebro mais rapidamente e amplificando esses sinais”, McGonigal observa. “Isso faz com que a dor de baixo nível que você pode ser capaz de suprimir naturalmente quando você não está sob estresse seja impossível de ignorar” (Roberts-Grey 2012). Profissionais de fitness avaliam que os clientes cuidadores precisa tomar cuidado com a tensão muscular crônica e a dor crônica relacionada ao estresse.
Exercícios sugeridos
Pamela Hernandez, técnica de saúde da ACSM CPT e ACE baseada em Springfield, Missouri, sugere alguns exercícios. “Os cuidadores precisam se concentrar na estabilidade do núcleo, incluindo os paraespinhais da coluna e os músculos multífidos. Os exercícios devem se concentrar na postura correta e envolvimento muscular em padrões de movimento como empurrar, puxar, agachar e equilibrar.” Alguns de seus favoritos são cão de pássaro, bola de estabilidade para rolamento, Superman, prancha e limpa para-brisas (veja o quadro).
Compaixão É Fundamental
Ser empático é fundamental para treinadores flexíveis. Como Hernandez explica, “Os cuidadores muitas vezes têm um sistema de apoio no local muito precário para fazer as coisas acontecerem, porque eles são o sistema de suporte para todos os outros.”
Stephanie Felder da Filadélfia admite se sente pressionada entre criar seus filhos e cuidar de seu pai idoso. Se ela não está se sentindo motivada é porque ela está pensando sobre as necessidades de seu pai. “Qualquer treinador que trabalha comigo deve estar realmente interessado em me ajudar a alcançar meus objetivos. Eu não estou procurando um amigo, mas alguém que em compreenda e me motive. Esteja ciente de que eu posso mudar o meu horário programado para levar o meu pai à uma consulta de médico ou que, se eu não estiver focada, eu posso apenas estar cansada. ”
Parte de ser compassivo inclui acomodar horários estressantes. Dan Ritchie, Treinador do Ano da PFP 2014 e proprietário da Miracle Fitness em Lafayette e West Lafayette, Indiana, informa que o tempo é imperativo para os clientes cuidadores. “Para os cuidadores, os seus 30 minutos na academia é o único momento que tem nesse dia para cuidar de si”, afirma Ritchie, que sugere o uso esse tempo para ser gentil e paciente, entendendo que esses clientes estão enfrentando uma enorme tensão. “E não é um stress que eles podem evitar ou reduzir. Você precisa ser uma fonte de alívio do estresse, uma fuga e diversão. Eles precisam sair rejuvenescidos, não esmagados. Este é um lugar para um treinador empático, não um sargento “.
Políticas severas para não comparecimento, cancelamentos ou alterações frequentes de data podem não ser apropriadas para os cuidadores. Decida com antecedência o quão flexível você pode ser com alterações de última hora e se você pode fazer uma exceção à sua política padrão.
Ritchie enfatiza a importância de reconhecer que consultas médicas, doenças e emergências podem surgir com pouco aviso de antecedência. “Os profissionais de saúde têm razões legítimas para cancelar e reagendar em curto prazo”, declara ele. Se você está preparado para acomodar tais mudanças, você pode transformar essas pessoas em clientes leais a longo prazo. Você não pode ter a típica conversa sobre cumprir o horário e ser consistente se os clientes simplesmente não podem controlar os seus horários.
Engajamento, Bem-estar e Necessidades de Autocuidado
Meg Root, uma treinadora de bem-estar e porta-voz da Corona, Califórnia, pede que os treinadores tenham uma visão holística: “É preciso muita habilidade e know-how para trabalhar com pessoas em situações desafiadoras e tornar isso divertido e inspirador em vez de ser apenas um treino”, ela compartilha. “Incentivar os cuidadores a caminhar todos os dias e comer saudável. Falar sobre maneiras que eles podem permanecer engajados com a vida e as atividades que gostam. Eu tenho uma teoria de que o “engajamento’ – mais do que quaisquer outras medidas de fitness – é a chave para uma vida longa.”
Ficar envolvido também ajuda a aliviar a depressão. Saber que a depressão é comum entre os cuidadores pode ajudar os profissionais de fitness a atender esses clientes de forma mais eficaz (Covinsky et al. 2003). Às vezes, compartilhar estatísticas e informações que podem ajudar as pessoas a normalizar seus sentimentos. Por exemplo, no estudo de Covinsky, 32% dos cuidadores tinha seis ou mais sintomas dos 15 itens da Escala de Depressão Geriátrica. A boa notícia é que o exercício diminui a depressão, por isso focar nos benefícios podem também aumenta a sensação de bem-estar dos cuidadores. Por exemplo, um estudo descobriu que o treinamento de resistência progressiva é um antidepressivo eficaz que também melhora a força, a moral e a qualidade de vida (Singh, Clements & Fiatarone 1996).
Ajudando os Clientes a se Colocarem em Primeiro Lugar
Cathy Sikorski de Pottstown, Pensilvânia, é um advogado mais idoso que foi cuidador de sete pessoas nos últimos 25 anos. Seu conselho para os treinadores: “Esteja ciente do fato de que eu, muitas vezes, colocarei os outros antes de mim. Você deve me incentivar a saber que este é um erro com relação ao fitness e à saúde em geral. Meu condicionamento ideal seria me desafiar suavemente, tendo em vista que minha vida como um cuidador já está cheia de desafios, mas esta pessoa irá me ajudar a perceber que mesmo na vida aparentemente estagnada de cuidador, rotinas de fitness podem realmente ser uma pausa que eu preciso desesperadamente “.
Colin Milner, CEO do Conselho Internacional sobre Envelhecimento Ativo, em Vancouver, British Columbia, concorda. “Ajude-os a entender que a sua saúde deve vir em primeiro lugar. Quase 50% dos cuidadores mais velhos dizem que sua própria saúde e bem-estar vem em segundo lugar para cuidar das necessidades de saúde de seus entes queridos. O problema é que se a saúde dos cuidadores é frágil, eles não serão capazes de cuidar dos outros. ”
Ajudar os clientes a lidar com a culpa é outro desafio para os cuidadores. O Questionário de Culpa do Cuidador descobre que para muitos cuidadores têm uma pontuação elevada para culpa correlacionada a depressão (Roach et al. 2013). Normalizar os sentimentos de culpa ao compartilhar informações e estatísticas pode ajudar os clientes a se permitirem cuidar deles mesmos para aceitar e internalizar a importância do autocuidado. Ao lidar com clientes que apresentam sintomas de depressão ou de extrema culpa, você terá de ter alguns recursos de aconselhamento e encaminhamento psicológico.
Sikorski revela, “Como um cuidador, admito que, às vezes, mas só às vezes, meu condicionamento ou exercício para aquele dia terá um assento e eu vou desistir, pois me sentirei culpado. Isso não aborda aqueles que estão realmente atuando com cuidadores quase 24 horas por dia. Eu acredito que eles estão constantemente tentando descobrir como encaixar qualquer tipo de exercício em suas vidas, assim como lidar com a culpa disso e de tantas outras coisas. Claramente, precisamos encontrar maneiras de ajudá-los – com outras pessoas vindo compartilhar as suas funções e dando-lhes tempo para obter e manter a forma.”
Trabalhar com cuidadores pode ser muito gratificante, porque eles realmente precisam de seus serviços. No final, oferecer uma combinação de exercícios “suavemente desafiadores”, como Sikorski coloca, e planejamento para mudanças de última hora fará de você um parceiro fantástico para este grupo.
ÓTIMOS EXERCÍCIOS PARA CUIDADORES MAIS VELHOS
Estes cinco exercícios foram recomendados por Pamela Hernandez, técnica de saúde da CPT ACSM e ACE :
• Cão pássaro. Cão pássaro fortalece seu abdômen e parte inferior das costas e os músculos dos glúteos, melhorando simultaneamente o seu equilíbrio. Comece na sua esteira em posição de quatro patas. Estenda um braço a frente com os dedos em direção a parede na frente de você, enquanto estende a perna oposta com o calcanhar em direção a parede atrás de você. Desenhe o seu umbigo em direção a sua coluna para ajudar a envolver o transverso abdominal (a banda muscular profunda que gira em torno de sua região central). Mantenha essa posição por 5 segundos e, em seguida, repita com o braço e perna opostos. Repita o exercício cinco vezes de cada lado.
• Rolamento com bola de estabilidade. Isso trabalha não só a sua estabilização transversa abdominal, mas também o grande dorsal. Comece em sua esteira em uma posição ajoelhada, com uma bola de estabilidade o mais próximo possível na sua frente. Coloque as mãos sobre a bola em posição de oração, perto de seu corpo. Rolar a bola para fora a sua frente, mantendo os quadris travados na posição, com o seu corpo formando uma linha reta desde o joelho até o ombro. Pare quando a bola estiver em seus antebraços, e mantenha a posição por 10 segundos. Em seguida, inverta o movimento sem dobrar os quadris. Repita 5 vezes.
• Superman. Superman tem como alvo os glúteos, tendões e a região lombar. Deite de barriga para baixo em sua esteira com seus braços esticados para fora em linha reta a sua frente. Comprima seus glúteos e os músculos inferiores das costas para levantar os joelhos e peito para fora da esteira, como o Superman decolando. Mantenha essa posição por 5 segundos, em seguida, abaixe-se de volta na esteira em um movimento lento e controlado. Pense em alongar o seu corpo em vez de levantá-lo para o alto. Repita o exercício cinco vezes.

Prancha. A prancha trabalha a força dos músculos do núcleo, incluindo o abdômen, e melhora a estabilidade. Ajoelhe-se sobre a sua esteira. Curve-se para frente para descansar seus cotovelos e antebraços na esteira, com os cotovelos diretamente abaixo dos ombros. Comprima todos os lugares que seu cinto tocar, em seguida, levante os joelhos. Mantenha os joelhos abaixo dos quadris, ou alongue totalmente em uma prancha longa. Mantenha a posição por 20 segundos e, em seguida, solte durante 10 segundos. Repita várias vezes.
• Limpa para-brisas. Este exercício trabalha os oblíquos e ajuda com mobilidade e flexibilidade na região lombar. Deite de costas com os pés fora do chão e joelhos acima dos quadris, dobrados em um ângulo de 90 graus. Coloque seus braços em um “T” na altura do ombro, com as palmas voltadas para o chão. Gire os joelhos para a esquerda, mantendo o seu ombro direito preso ao chão. Vá só até onde você conseguir, sem subir o ombro direito. Repita no lado direito, mantendo o ombro esquerdo para baixo. Repita o exercício cinco vezes de cada lado.

Referências
• Covinsky, K., et al. 2003. Patient and caregiver characteristics associated with depression in caregivers of patients with dementia. Journal of General Internal Medicine, 18 (12), 1006–14.
• Feinberg, L., et al. 2011. Valuing the invaluable: 2011 update—the growing contributions and costs of family caregiving. AARP Public Policy Institute. Accessed Feb. 10, 2015. http://assets.aarp.org/rgcenter/ppi/ltc/i51-caregiving.pdf.
• MetLife. 2011. The MetLife study of caregiving costs to working caregivers: Double jeopardy for Baby Boomers caring for their parents. MetLife, Mature Market Institute. Accessed Feb. 10, 2015. www .caregiving.org/wp-content/uploads/2011/06/mmi-caregiving-costs-working-caregivers.pdf.
• Roach, L., et al. 2013. Validation of the Caregiver Guilt Questionnaire (CGQ) in a sample of British dementia caregivers. International Psychogeriatrics, 25 (12), 2001–10.
• Roberts-Grey, G. 2012. Keep caregiving from taking a toll on your back. Next Avenue. Accessed Feb. 10, 2015. www.nextavenue.org/article/2012-05/keep-caregiving-taking-toll-your-back.
• Singh, N., Clements, K., & Fiatarone, M. 1996. A randomized controlled trial of progressive resistance training in depressed elders. The Journals of Gerontology: Series A 52A (1), M27-M35. http://biomedgerontology.oxfordjournals.org/ content/52A/1/M27.short.
• IDEA Fitness Journal, Volume 12, Issue 6

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