fbpx

Disfunção na respiração e dor no pescoço

por João Marques

Quando o envolvimento do diafragma na respiração diminui, os músculos da cervical anterior (mais notavelmente os escalenos) compensam. Os escalenos se encurtam de forma adaptativa quando devem realizar uma tarefa que eles não foram projetados para fazer. Isso se torna problemático devido ao potencial de os escalenos para aprisionar o plexo braquial nas proximidades e a artéria subclávia. Atrações dessas estruturas estão associadas à síndrome da saída torácica, parestesia, frieza, claudicação e linfedema (Simons, Travell & Simons 1999).

A tensão bilateral dos escalenos também pode se presta à postura da cabeça direta, que muitas vezes resulta em arredondamento da coluna torácica, ombros elevados e prolongados e escápula alada. Ao longo do tempo, esses desequilíbrios posturais podem resultar em disfunção articular no atlanto  – Articulação occipital, segmento C4-C5, articulação cervicotorácica, articulação gleno-hepática e T4-T5 (Hertiling & Kessler 2006). Transporte de cabeça para frente também pode promover envelhecimento acelerado das articulações intervertebrais, resultando em doença articular degenerativa (SWahhrimtea &nn 1994).

Quando os clientes entram na academia com dor no pescoço e nos ombros, considere a noção de que seu problema pode realmente resultar de um problema respiratório. Embora possa ser difícil verificar qual foi a primeira respiração disfuncional ou distorção postural – é evidente que o protocolo de treinamento precisa abordar ambos.

 

Referências

Breathe. Exhale. A version of this article appears in print on November 15, 2016, on Page D4 of the New York edition.

Profª Ana Luisa Miranda-Vilela – Fisiologia da respiração, Anatomia e fisiologia Humana.

Dr. Perry Nickelston  – Stop chasing pain.

LESLEY ALDERMANNOV. 9, 2016 Breathe. Exhale. Repeat: The Benefits of Controlled Breathing.

Fábio Jorge Renovato FrançaI; Thomaz Nogueira BurkeI; Daniel Cristiano ClaretII; Amélia Pasqual MarquesIII, 2008 Estabilização segmentar da coluna lombar nas lombalgias: uma revisão bibliográfica e um programa de exercícios.

Paula Louredo. A respiração e o nosso diafragma. R7. Educador. Consultado em 17 de agosto de 2013

OSCAR, E, 2014, Corrective exercise solutions to common hip and shoulder dysfunction

Tem alguma dúvida?

Fale com
a Dofit

Dúvidas? Pode enviar sua mensagem e nossa equipe responderá por e-mail ou Whatsapp.

© DoFit. 2022 - Todos os direitos reservados
Criado por deu lucro