fbpx

Inibição Recíproca

Hoje o assunto é a inibição recíproca, assunto bastante conhecido por quem trabalha com prevenção de lesões. Nosso workshop aborda com mais clareza esse assunto.

O Estudo citado pesquisou a ativação muscular do glúteo máximo, glúteo médio e biceps femoral no exercício de swing com ketllebell feito com 1 ou duas mãos. O Estudo analisou também a relação da ativação destes grupos musculares com o encurtamento dos flexores do quadril.

Para quem não é da área de forma bem simples, existem músculos que alongam e outros que encurtam para acontecer o movimento. Se o músculo que deve alongar está encurtado há uma diminuição de ativação do músculo que deveria encurtar.

Devido ao estilo de vida atual existe uma tendência dos músculos flexores do quadril (principalmente o iliopsoas) estarem encurtados e/ou fortes e os extensores do quadril estarem fracos e/ou inibidos (principalmente glúteo).

A conclusão do estudo foi que ambos exercícios recrutaram os músculos analisados suficientemente para o fortalecimento de todos os músculos explorados.

Porém o principal resultado ao nosso ver para os profissionais do movimento é que o estudo mostrou correlações significativas entre o comprimento dos flexores de quadril passiva e ativação muscular dos extensores de quadril, particularmente o glúteo máximo.

A baixa ativação do glúteo pode estar associado a dores nas costas e no joelho além de lesões no quadril.

Tem alguma dúvida?

Fale com
a Dofit

Dúvidas? Pode enviar sua mensagem e nossa equipe responderá por e-mail ou Whatsapp.

© DoFit. 2022 - Todos os direitos reservados
Criado por deu lucro