fbpx

Intensidade de Exercícios e Endorfinas

por Ryan Halvorson em 13 de Out., 2017

Sabemos que os exercícios causam uma liberação de endorfinas. Novas pesquisas sugerem que algumas formas de exercícios são mais eficazes para ativarem a liberação dos hormônios da felicidade do que outras.

Este pequeno estudo incluiu 22 homens ativos recreativamente com 21 a 36 anos que completarem três protocolos diferentes em dias separados: uma sessão de 60 minutos de aeróbica de intensidade moderada, uma sessão de treinamento de intervalos de alta intensidade (HIIT) e um período de descanso. Os homens passaram por uma tomografia de emissão de pósitrons, que mediu a liberação de endorfina. Eles também relataram seus humores ao longo da intervenção.

A sessão de HIIT causou um aumento significativo na liberação de endorfinas. O efeito foi menos proeminente após os exercícios de intensidade moderada. O mais interessante é que os homens expressaram sentimentos negativos em resposta ao HIIT; porém, eles tiveram a resposta oposta após completarem a sessão aeróbica de intensidade moderada.

Tiina Saanijoki, pesquisadora principal e candidata a PhD da Universidade de Turku na Finlândia, interpretou os resultados desta maneira:

“A liberação de endorfinas induzida por exercícios pode ser um mecanismo importante que apoia a motivação dos exercícios e a manutenção de exercícios regulares,” ela disse em uma conferência de imprensa. “Em intensidades de treinamento moderadas, as sensações agradáveis causadas pela possível liberação de endorfinas pode promover exercícios habituais. Em intensidades de exercício muito altas, a liberação de endorfinas parece estar ligada ao aumento das sensações negativas e dor, e pode ser necessária para gerenciar o desafio exigente emocionalmente e fisicamente. Porém, tais sensações negativas podem desencorajar mais exercícios. A intensidade do exercício deve ser levada em consideração quando você for começar novas rotinas de exercícios.”

O relatório apareceu na Neuropsychopharmacology (2017; doi:10.1038/npp .2017.148).

IDEA Fitness Journal, Volume 14, Edição 11

Tem alguma dúvida?

Fale com
a Dofit

Dúvidas? Pode enviar sua mensagem e nossa equipe responderá por e-mail ou Whatsapp.

© DoFit. 2022 - Todos os direitos reservados
Criado por deu lucro