fbpx

Interferência do pé nas dores lombares (Parte 2)

Os pés e a dor da coluna lombar: Uma causa pouco investigada

A dor da coluna lombar é a segunda causa de queixa dolorosa em qualquer consultório medico. Existe mais de 60 causas diferentes de dor, desde uma simples torção, hérnia de disco até infecções ou manifestações do câncer.

Estudos têm demonstrado que mulheres que tem pés planos apresentam 50% mais chance de terem dor lombar. Portanto, os pés também são importante fator de risco para o desencadeamento e manutenção de dor nas costas.

Estas conclusões foram baseadas em um estudo dos arcos dos pés com 1.930 homens e mulheres recrutados em Framingham, Massachusetts e publicado na revista Rheumatology. A dor lombar teve maior incidência em nas mulheres e, na faixa de 60 anos, 38% das mesmas relataram dor.

Os autores fizeram sugestões para explicar esse achado. Por exemplo, os ossos pélvicos das mulheres são mais largos e não tão flexíveis quanto a dos homens e, em geral as mulheres constumam girar os quadris mais do que os homens durante a caminhada e ainda, também movimentam a porção superior de seus corpos mais do que os homens, quando caminham.

Logo, entre as várias causas de dor da coluna lombar os pés devem ser obrigatoriamente examinados e, quando necessário fazer exercícios para fortalecer a sua musculatura e indicação de palmilhas.

 

Referências

Hylton B. MenzAlyssa B. Dufour, Jody L. Riskowski, Howard J. Hillstrom, and Marian T. Hannan – Foot posture, foot function and low back pain: the Framingham Foot Study, Rheumatology (Oxford). 2013

Dr. Marc B. Klein
Postura do pé, função do pé e dor lombar https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3828513/

Tem alguma dúvida?

Fale com
a Dofit

Dúvidas? Pode enviar sua mensagem e nossa equipe responderá por e-mail ou Whatsapp.

© DoFit. 2022 - Todos os direitos reservados
Criado por deu lucro