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O exercício corretivo é superestimado? Parte 2

Agora que eu defini o que é o que não é, aqui está o mito mais comum que ouço em torno do conceito de exercício corretivo:

Exercício corretivo “conserta” disfunção postural e desequilíbrios musculares.

 

 

Este é, de longe, o maior mito envolvendo o exercício corretivo e a afirmação que seus detratores fazem com mais frequência. Este mito comumente se origina dentro da indústria de saúde e fitness, porque nós gostamos de fazer alegações OUSADAS e, em seguida, prometemos resultados igualmente OUSADOS.

 

MUITAS VEZES AFIRMAMOS COISAS COMO: 

  • “Todo mundo tem um psoas apertado e curto de sentar demais, então faça este alongamento e exercícios de fortalecimento (insira o trecho novo e fortaleça o exercício aqui) e você corrigirá a dor nas costas de todos”.
  • “Todo mundo tem ombros para frente de tanto trabalhar no computador, então seus clientes precisam alongar os músculos do peitoral maior e do peitoral menor e fortalecer seus romboides e trapézio inferior com alguns Y’s, T’s, and W’s e você resolverá todos os problemas de ombro dos seus clientes”.

 

 

  • “Aqui está a ‘melhor’ tabela de movimento para que você saiba exatamente o que está causando os problemas de seus clientes, e aqui estão os exercícios corretivos para corrigir esses problemas”.

Fazer declarações OUSADAS e prometer resultados OUSADOS leva as pessoas a abrirem o post de blog ou vídeo mais recente que encontrarem
Fazer declarações OUSADAS e prometer resultados OUSADOS deixa as pessoas animadas para que elas descubram a “resposta” para os problemas de seus clientes.

Ao mesmo tempo, fazer declarações OUSADAS e prometer resultados OUSADOS também torna as pessoas preguiçosas para realizar suas próprias avaliações e determinar os melhores exercícios para o indivíduo com quem eles estão trabalhando.

 

PORQUE A VERDADE É: 

  • Sim, algumas pessoas têm um psoas apertado e glúteos fracos… E algumas não. E para aqueles indivíduos do último grupo, alongar seu psoas e fortalecer seus glúteos realmente perpetua o problema, causando sua dor lombar.

 

 

  • E sim, muitos indivíduos têm ombros para frente e romboides e trapézio inferior inibido… E muitos não. Fazer Y’s, T’s, e W’s, por exemplo, sem nem sequer abordar a causa mais comum do ombro para frente, novamente irá perpetuar e/ou criar um problema totalmente novo em seu cliente.
  • Finalmente, não há nenhuma tela mágica ou avaliação que irá dizer-lhe tudo o que você precisa saber sobre seu cliente. Você precisa realizar uma série de avaliações, combiná-los com a disposição do seu cliente e objetivos funcionais e, em seguida, determinar onde você gostaria de começar com eles. Você deve encontrar os exercícios que funcionam melhor para seus clientes e que os ajude a resolver os maiores problemas e descobrir como incorporar esses componentes em um programa bem projetado.

 

CONCLUSÃO

Exercício corretivo não é uma série de exercícios projetados para diagnosticar ou identificar a “correção” para problemas de seus clientes.
É uma estratégia para programar uma avaliação completa, programar os lançamentos apropriados e/ou sequências de ativação para que seu cliente possa alcançar alinhamento, respiração e controle ótimos e, em seguida, integrar esses princípios nos padrões fundamentais de movimentos e/ou nas metas funcionais de seus clientes.
Usado judiciosamente, o exercício corretivo parte de uma estratégia de treinamento geral projetado para olhar para o seu cliente como um indivíduo e fornecer-lhe uma opção viável para enfrentar com êxito as suas questões ao trabalhar para seus objetivos funcionais.
O exercício corretivo deve aumentar e não impedir o desenvolvimento de maior força, mobilidade, resistência ou outros resultados objetivos. Quando você compreender e integrar uma estratégia bem sucedida de exercício corretivo, você ajudará clientes que têm lutado com problemas crônicos com segurança e a realizar efetivamente seus objetivos individuais relacionados à saúde e à área fitness.

 

Referências:

www.ptonthenet.com

Adaptado de Dr. Evan Osar.

Criador de mais de uma dúzia de livros, incluindo o altamente aclamado Corrective Exercise Approach to Common Hip e Shoulder Dysfunction and the Integrative Corrective Exercise Approach™.

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