fbpx

O que a ciência nos diz sobre as últimas alegações com relação aos suplementos para perda de peso (Parte 1)

O conceito de perda de gordura pode se tornar uma obsessão para muitas pessoas, sejam entusiastas do fitness, atletas de elite ou visitantes ocasionais da academia. Todos os dias, personal trainers ouvem perguntas como “Quais exercícios queimam mais calorias?” e “Quais suplementos nutricionais aumentam a queima de gordura?”. Do ponto de vista da saúde, é importante salientar que quanto mais gordura abdominal eles tiverem (isto é, gordura visceral ou central) maior o risco deles desenvolverem resistência à insulina, diabetes tipo 2, doença cardíaca, alguns tipos de câncer (endométrio, mama e cólon) e algumas doenças degenerativas das articulações (WHO 2011).

Essa semana a DoFit separou um artigo que irá responder 10 questões atuais sobre a queima de gordura e suplementos que “auxiliam” na queima de gordura. Os posts serão divididos em 4 partes.

O que a ciência nos diz sobre as últimas alegações com relação aos suplementos para perda de peso. Parte 1

1 Será que vou evitar o ganho de peso se fizer uma dieta predominantemente de carboidratos e proteínas?
2. A suplementação com L-carnitina aumenta a massa muscular, melhora o metabolismo da gordura e aumenta a perda de gordura, como afirma a mídia?
3. O consumo de calorias líquidas em um plano de perda de peso é viável?

1. Será que vou evitar o ganho de peso se fizer uma dieta predominantemente de carboidratos e proteínas?

Provavelmente não. A gordura contém 9 calorias por grama, os carboidratos, 4 calorias por grama, proteína, 4 calorias por grama; e álcool, 7 calorias por grama. Em última análise, o consumo excessivo de calorias totais, juntamente com reduzido gasto calórico (via redução da atividade física) resulta em um desequilíbrio calórico que produz um ganho de peso, muitas vezes, com o aumento da gordura corporal. Se a gordura é significativamente reduzida na dieta, ainda existem outras vias de substrato por meio das quais as calorias extras podem entrar no corpo.
Bray et al. (2012) investigou o consumo excessivo de calorias em dietas com quantidade baixa, normal e elevada de proteína. Curiosamente, os aumentos na gordura corporal foram semelhantes em todos os três grupos de dieta da proteína. Os autores concluíram que o aumento do consumo de calorias sozinho foi responsável pelos aumentos similares em conteúdo de gordura entre os três grupos. Assim, pode-se concluir que a ingestão de calorias acima das necessidades vai resultar em um aumento da gordura corporal independente do substrato.

2. A suplementação com L-carnitina aumenta a massa muscular, melhora o metabolismo da gordura e aumenta a perda de gordura, como afirma a mídia?

Nós não sabemos com certeza. A L-carnitina existe em grandes quantidades nas carnes e foi um suplemento interessante durante duas décadas. A função primária da L-carnitina é de transporte de ácidos graxos de cadeia longa através da membrana interna da mitocôndria da célula muscular (organela de síntese de ATP), onde os ácidos graxos são subdivididos.
Alguns acreditam que a suplementação regular com a L-carnitina vai ajudar na perda de peso e aumentar a concentração célular de L-carnitina, aumentando assim o transporte de ácidos graxos para um metabolismo da gordura reforçado. Infelizmente, não há nenhuma evidência científica sólida para apoiar esta hipotese (Jeukendrup & Randell 2011).

3. O consumo de calorias líquidas em um plano de perda de peso é viável?

Não. Embora possa parecer lógico pensar que calorias líquidas não vão acrescentar gordura corporal, isso não poderia estar mais longe da verdade. O que deve ser reconhecido é o balanço energético (saída de calorias e entrada de calorias) durante um dia ou uma semana.
Muitas bebidas são adoçadas com açúcar e têm muito pouco benefício nutricional. A pesquisa indica que o alto consumo de bebidas com açúcares, principalmente bebidas adoçadas com xarope de milho de alta frutose podem estar contribuindo para a atual epidemia de obesidade (Bray, Nielsen e Popkin 2004).

Tem alguma dúvida?

Fale com
a Dofit

Dúvidas? Pode enviar sua mensagem e nossa equipe responderá por e-mail ou Whatsapp.

© DoFit. 2022 - Todos os direitos reservados
Criado por deu lucro