fbpx

Para saltar mais alto, faça um agachamento mais baixo

Quanto mais baixo você agachar, maior e mais poderoso o seu salto vai se tornar, assim como relatado pelo ‘Journal of Strength and Conditioning’. “Agachamentos paralelos (coxas paralelas ao chão) resultaram em uma geração mais elevada de energia quando comparados a agachamentos pela metade”, diz o autor do estudo, Theodoros Bampouras, M. Sc. De fato, acrescenta, “qualquer atividade que requer força das pernas, desde subir escadas até correr mais rápido, trarão benefícios.”

Em um outro estudo recente, publicado no ‘The American Journal of Sports Medicine’, das 48 pessoas que executam o agachamento com 60-80% do seu peso máximo (chamado de 1RM, que é o valor do peso que uma pessoa consegue levantar apenas uma vez), TODAS sobrecarregam suas colunas, o que pode resultar no desenvolvimento de dores crônicas. No caso, baixar o peso para 40% da 1RM (se a 1RM dos indivíduos analisados era 18kg, por exemplo, eles levantaram 7kg) resolveu o problema, mas também tonificou menos músculos.

Quer dizer que eu preciso fazer agachamento com peso mais leve para não me machucar?? NÂO!!! Aperfeiçoe sua técnica de agachamento e isso fará com que você distribua o peso para seu corpo inteiro. Uma forma de progredir na técnica do movimento é praticando-o apenas com o peso do corpo; em seguida, adicione a resistência aos poucos.

Para manter a posição correta :
✔ Cabeça na posição neutra
✔ Olhe para a frente.
✔ Mantenha os joelhos um pouco mais afastados do que a linha do quadril, com os pés ligeiramente voltados para fora.
✔ Mantenha seu peito erguido. Seu torso irá naturalmente um pouco para frente à medida em que você agacha.
✔ Mantenha a lombar firme e sem movimentos.
✔ O tronco e sua perna devem formar duas linhas paralelas.
✔ Mantenha seus calcanhares firmes no chão. A força deve se concentrar toda sobre o calcanhar. Seu joelho pode ir para frente durante o agachamento, desde que a sua força esteja sempre no calcanhar e não na ponta de seus pés.
✔ Manenha o abdômen firme, protegendo a região lombar.
✔Assoalho pélvico ativado (Prende a urina, eleva a bexiga…)
✔ Pés firmes no chão. Caso necessário, pode-se utilizar um calço sob os pés para os calcanhares (devido a uma baixa mobilidade de tornozelo), lembrando sempre de utilizar a força no calcanhar. A utilização do calço é provisória e deve ser utilizada aliada a um trabalho paralelo de mobilidade de tornozelo.

Tem alguma dúvida?

Fale com
a Dofit

Dúvidas? Pode enviar sua mensagem e nossa equipe responderá por e-mail ou Whatsapp.

© DoFit. 2022 - Todos os direitos reservados
Criado por deu lucro