fbpx

Pontos-chave para um trabalho pliométrico

Os exercícios de saltos estão em grande evidência nas academias e nos “boxes” de treino. O desenvolvimento de potência é essencial para atletas e não-atletas. Atletas obviamente necessitam do trabalho de potência para melhorar o desempenho, enquanto que adultos precisam desse trabalho para compensar a perda das fibras de contração rápida associada ao envelhecimento. Retardando a Perda de Potência Resultante da Idade.

Adultos têm maior necessidade de fazer treinamento de potência, já que a ciência tem nos mostrado que adultos perdem potência mais rapidamente do que força. No entanto, o processo precisa proceder de maneira lógica.

O treinamento de potência necessita de um trabalho de força como base. (Leia nosso post sobre optmodel e veja a onde a potência se encaixa)
https://www.facebook.com/917459304978878/photos/a.938104736247668.1073741828.917459304978878/946781932046615/?type=3&theater

Os pontos chave para um programa pliométrico são simples:

– O trabalho de potência deve ser realizado no inicio da sessão
– Pensando em um planejamento de treino a potência necessita de um treinamento prévio de força
– A carga ótima é um equilíbrio entre velocidade e carga. Nem tão pesado para que o movimento não perca aceleração, e nem tão leve que o salto perca em força.
– Bons exercícios pliométricos são silenciosos. Falha em aterrissar silenciosamente indica que o atleta tem deficiência em força excêntrica e que o exercício pode não estar sendo realizado de forma correta. Tudo o que pode ser necessário é diminuir a altura do obstáculo envolvido. Atletas só devem saltar sobre caixas em que eles possam aterrissar silenciosamente.
– Atletas devem sempre saltar e aterrissar na mesma posição.
– A potência deve ser trabalhada 2x por semana segundo a NSCA (N.T: National Strength and Conditioning Association)
– Porém os exercícios pliométricos podem ser desempenhados até 4 vezes por semana, mas precisam ser divididos em dias lineares e multidirecionais ou separados por segmentos. (Exemplo potência de membros superiores em um dia e no outro potência de membros inferiores)

Tem alguma dúvida?

Fale com
a Dofit

Dúvidas? Pode enviar sua mensagem e nossa equipe responderá por e-mail ou Whatsapp.

© DoFit. 2022 - Todos os direitos reservados
Criado por deu lucro