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Resposta Hormonal: Pesos livres X máquinas

Pesquisa compara exercícios livre com máquinas em relação a resposta hormonal. Treino livre ou em máquinas? Qual o melhor método de treinamento para estimular a resposta hormonal? Não estamos aqui para dizer o que é melhor ou pior, certo ou errado, apenas estamos disponibilizando mais uma leitura para agregar conhecimento aos profissionais e aos entusiastas do fitness.

Testosterona e o GH(hormônio do crescimento) são associados com alongamento e ganhos de músculos. A dúvida é qual o melhor método de treinamento para estimular a resposta hormonal? Um estudo publicado no The Jounal of the National Strength and Conditioning Association(2014) contribui com esse debate.

O foco principal do estudo foi determinar qual tipo de protocolo para exercícios de resistência de membros inferiores – Pesos livres ou máquinas – qual iria ter a melhor resposta hormonal pós-treino. A intervenção incluiu 10 homens que completaram 6 séries de 10 repetições de agachamentos com a barra e no leg press. Uma semana separou os protocolos. Amostras de sangue foram tiradas antes e imediatamente depois de cada sessão de treino e novamente 15 e 30 minutos pós exercício.

Pela amostra de sangue, os pesquisadores aprenderam que os dois tipos de treinos resultaram em um maior nível de testosterona, GH e cortisol em cada tempo de intervalo. Todavia, na batalha entre pesos livres e máquinas, pesos livres ficou na frente em todos os tópicos.

Fonte: Halvorson, Ryan – Janeiro, 2015

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