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Você sabia que nem todas as calorias são iguais?

Teoricamente, a matemática é simples: um único grama de carboidratos ou proteína contém 4 calorias, enquanto um grama de gordura fornece 9 calorias. Mas calorias nem sempre são o que parecem ser. Para começar, há muitas evidências de que comer a mesma quantidade de calorias de alimentos processados estimula um maior ganho de gordura do que consumí-las a partir de alimentos integrais, como proteína magra, frutas e grãos integrais.

A prova de que a junção de calorias com nutrientes desempenha um papel na perda de peso vem de um estudo da Universidade da Flórida, que relatou que indivíduos que consumiam mais antioxidantes tinham uma melhor relação entre massa magra e massa gorda do que aqueles que consumiam menos (antioxidantes), embora o número da ingestão de calorias, em ambos os grupos, tenha sido igual. Além disso, o efeito térmico dos alimentos – ou seja, a energia que seu corpo gasta para mastigar, digerir, absorver, transportar e armazenar o alimento que você come – é significativamente mais elevada para proteínas do que para carboidratos ou gorduras.

Portanto, mesmo que carboidratos e proteínas tenham as mesmas calorias por grama, o corpo humano armazena menos das proteínas. Essa é provavelmente uma das principais razões por que dietas ricas em proteínas têm sido promovidas a fim de queimar gordura corporal.

O QUE FAZER: o total de calorias importa quando você está tentando esculpir um corpo digno de admiração, mas a qualidade dessas calorias é tão importante quanto a quantidade. Concentre-se na obtenção de cerca de 90% de suas calorias diárias a partir de alimentos integrais, ricos em nutrientes, e certifique-se de uma parte considerável deles venha de opções com proteínas, como peixe, produtos lácteos sem açúcar e ovos, para manter seu metabolismo de queima de calorias em dia. Além disso, não se esqueça de deixar um shake de proteína whey sempre ao seu alcance, para antes e depois dos seus treinos – e considere adicionar uma outra dose durante o dia, como um lanche. Um estudo de 2011 do “American Journal of Clinical Nutrition” descobriu que o whey tem um efeito térmico particularmente elevado sobre o corpo.

Fonte: revista Muscle and Performance

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